Quinto Andar — um estudo de caso de UX / UI

Beatriz Desenzi
4 min readApr 20, 2020

--

Há algumas semanas o tema Experiência do Usuário (Ux) me chamou muito a atenção e então fui estudar mais sobre. A paixão foi tanta, que comecei a caçar dores (como dizem no mundo dos designers) em tudo.

Procurando um apartamento para alugar com meu namorado, entrei no app da Quinto Andar e agendamos para ver uns apartamentos, mas aí surgiu uma dor que me alarmou.

Então decidi desenvolver meu primeiro estudo de caso sobre a Quinto Andar.

Dores

O app da Quinto Andar envia uma mensagem via Whatsapp para alertar a pessoa que o imóvel que ela estava interessada ficou disponível para visitação. Mas só é informado a localização do imóvel. Para quem está procurando apartamento e se interessa por vários ao mesmo tempo, é difícil lembrar qual é o imóvel sem mostrar a foto.

Ou seja, o cliente entra no link para lembrar qual o imóvel que está disponível, mas ao entrar na página se depara só com o agendamento.

Necessidades do usuários/ Necessidades do negócio

O QUE: Fluxo de visitas no App do Quinto Andar
ONDE: App e Web (Fique em casa se puder!)
PORQUÊ: Entender se é uma dor real e quantos usuários são afetados com ela

Pesquisa quantitativa

Perguntas fechadas
P1: Você já alugou apartamento ou casa por aplicativo? (sim ou não)
P2: Quando você está olhando muitos imóveis ao mesmo tempo, você lembra qual é o imóvel se eu te falar apenas o nome da rua que ele se localiza? (sim ou não)
P3: O que te ajuda a lembrar mais fácil de um imóvel que já olhou? (foto do imóvel ou localização do imóvel ou nome do anúncio do imóvel)

Fiz essa pesquisa com 08 pessoas que já tiveram algum contato com aplicativos de aluguel de imóveis e 06 delas também sentiriam dificuldade ao lembrar do imóvel sem ver foto.

Isso me fez validar a dor que eu havia identificado e seguir com o projeto.

Mapa de empatia

Baseado na minha experiência, levantei algumas hipóteses sobre o usuário: Pessoa de 25 a 30 anos que mora longe do trabalho e fica muito cansada com a demora no trajeto. Ela percebe que perde muito tempo da sua vida no trânsito e gostaria de morar mais perto. Por isso começou a buscar imóveis em aplicativos para alugar com custo benefício bom.

Protótipo

Esboço de como ficará a interface do usuário

fluxo e as telas do protótipo anterior da Quinto Andar
fluxo e as telas do protótipo atual

Depois de criar esse modelo desenhando, fui para o Figma e dar vida a minha interface.

Sobre a mensagem do Quinto Andar enviada pelo Whatsapp eu não mudaria o layout. A dinâmica de não mostrar a foto pelo app de bate-papo faz com que o cliente fique interessado e aperte no link para lembrar qual é o imóvel. Depois que a pessoa já está dentro do app, abre um caminho mais rápido - caso ela não queira marcar uma visita naquele imóvel — para olhar outro apartamento.

Aprendizados pessoais

Para mim foi muito desafiador colocar em palavras tudo o que eu havia planejado na minha mente. Seguir as etapas para conseguir estruturar tão bem o projeto e solucionar a dor que eu identifiquei. E por fim, desenvolver uma pesquisa sem nenhum viés.

Depois de algumas considerações muito importantes e que fizeram muito sentido para mim de pessoas da área. Com certeza eu poderia ter desenvolvido uma pesquisa melhor, com perguntas abertas e também perguntas sem nenhum viés. Também poderia ter me expressado melhor em algumas etapas.

Meu portfólio no Dribble

--

--