Quer migrar para UX|UI Design e não sabe por onde começar?

Beatriz Desenzi
3 min readAug 10, 2020

Neste texto, compartilho minha trajetória de migração da Publicidade para UX Design, durante a pandemia do Covid-19.

O isolamento social veio com tudo e sem dó. No último dia 17 de março, eu me vi pegando meus pertences na Editora Globo e pensando “Acho que no máximo em mais dois meses estaremos de volta, então nem levarei tudo”. Grande erro.

No começo de março eu havia traçado um plano para evoluir na carreira de publicitária. Mas antes que eu pudesse agir, a pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil e, quando percebi, já estava trabalhando home office, com a taxa de desemprego aumentando todos os dias e as empresas diminuindo os salários dos colaboradores. Enfim, me vi arrasada. E meus planos? Vou continuar estacionada e sem perspectiva de mudança? me questionava.

Sabendo de tudo isso, no começo de abril, uma amiga me falou sobre a área de UX Design. “Essa área é a sua cara, pesquisa sobre, tenho certeza que você vai se dar bem”, ela me disse.

Eu já trabalhava como freela de Design Gráfico, mas nunca me considerei uma designer, e por isso nem pensava em estudar UX. Mas a verdade é que meus olhos brilharam quando vi a oportunidade de um novo desafio, novas descobertas, novos aprendizados e que a procura por profissionais dessa área é enorme — mesmo durante a pandemia.

Parei, pensei e conversei com o meu namorado sobre os pontos positivos e negativos dessa migração. Claro que os positivos venceram a disputa, então decidi começar a investigar mais sobre UX.

Converse com as pessoas que atuam na área

Sim, isso parece clichê, mas foi fundamental para eu começar a entender mais sobre o universo de UX|UI Design. Eu conversei com o máximo de pessoas possível. Falei com amigos e conhecidos e mandei mensagens na cara dura para desconhecidos da área que encontrava no LinkedIin. Eu precisava entender, precisava saber como era trabalhar nessa área.

Quanta gente legal que eu conheci! Pessoas abertas a me ajudar no que eu precisasse — se você foi uma delas, muito obrigada! E foram essas pessoas que me indicaram mais pessoas, que me indicaram cursos, artigos, sites, ferramentas, vídeos, etc.

Faça cursos ou estude sozinha(o)

Durante a pandemia, eu não podia gastar dinheiro em uma área que eu ainda nem tinha certeza se iria gostar. Resolvi, então, fazer um curso que muitas das pessoas com quem eu conversei fizeram e me indicaram.

UX/UI: Fundamentos para o design de interface, oferecido pela USP em parceria com a empresa Taqtile, pela plataforma Coursera. Para conseguir o certificado, você precisa pagar, mas sem o certificado, dá para fazer gratuitamente, e foi isso que eu fiz.

Esse curso é ótimo para te dar um geral superficial de toda a área e passar por todas as etapas. Pronto, agora eu já tinha decidido que ia me dedicar todos os dias a estudar o máximo que eu podia para essa migração de área acontecer.

Desenvolva um portfólio

Eu adoro aprender na prática, então uma das coisas que eu criei primeiro foram as minhas páginas no Medium e no Dribble.

Durante meus estudos, me deparei com uma newsletter com desafios semanais de Design de Produto, de Artiom Dashinsky. E olha, foi essencial, me ajudou muito a ir melhorando e entendendo mais os processos de UX e UI.

Vai, coragem, manda o seu currículo

Sim, o título dessa etapa tem que ser esse, porque para mim foi difícil começar a enviar o meu currículo. Eu demorei quatro anos para me formar em Publicidade e Propaganda. Como assim eu poderia enviar o meu currículo com apenas dois meses de estudos em uma área nova e ainda tentar uma vaga Júnior? Pirei né?

Conforme fui estudando e conversando com pessoas da área, porém, fui entendendo que é um segmento totalmente aberto a pessoas formadas em qualquer profissão.

Então sim, precisa de coragem. Mas com coragem e dedicação dá certo. Depois de três meses de MUITO estudo — sem fins de semana e enterrada em artigos, no Figma e vídeos — eu consegui migrar e hoje atuo como UX Designer Júnior no Conquista, um dos projetos da Porto Seguro.

Vem falar comigo

Se você também quer migrar pode entrar em contato comigo. Vamos bater um papo. Quero retribuir todas as ajudas que recebi nesse processo, fazendo o mesmo por você!

Meu linkedin

--

--